quinta-feira, 1 de julho de 2010

.60

O exame está feito. Talvez não tenha o 16. Se calhar, fico-me pelo 10. Mas enfim, está feito. É o que me interessa. Em Agosto saem as notas. E depois, se tudo correr bem em Outubro serei Advogada. Que posso dizer? Tenho medo. Pavor, aliás. Se há coisa que me enfurece é a possibilidade de falhar. Portanto, não vou falhar. E como combinado em Outubro, esta-fase-maldita-e-chata, terminará. Um futuro brilhante espera-me. É isso. Há que manter esta ideia.

Queria escrever sobre uma coisa que é fundamental em todos nós. E se não é devia ser. Confiança. Ser confiante. Acreditar em nós. Isso e auto-estima. Elevada. Como se fosse explodir. Ou ego. Existem várias expressões. Todas pretendem significar uma única coisa. Acreditar em nós. Mesmo que por vezes, os erros atropelem-se uns aos outros. Mesmo que nem sempre sejamos bem sucedidos. Porque pode acontecer. O confiarmos em nós próprios não vai evitar os erros, os fracassos. Mas no passo seguinte, vamos saber levantar-nos e prosseguir o caminho escolhido. Vai proteger-nos dos outros. E vai impedir que outros tenham em nós um papel mais fundamental do que nós próprios. É isto que é ser confiante. Sim, podem dizer que é como se tivéssemos uma barreira. E que portanto, estamos protegidos do menos bom mas podemos não conseguir receber o bom. Concordo. É verdade. Muitas vezes, isso acontece. E portanto, há que aprender a fazer ginástica. E dar umas cambalhotas. O equilíbrio vai surgir. Não tenho a menor dúvida.

Quando estou perante um momento de stress. Que já está a acontecer ou é eminente. Por exemplo, o exame de ontem. Estava tão mas tão tensa que não sentia os ombros. Não conseguia ouvir ninguém. Isto porque estava comigo. Estava a falar comigo. Em silêncio. (em pequenina treinava expressões em frente do espelho. depois achei que poderiam considerar-me louca e comecei a falar em silêncio). Sou eu que me instigo para a frente do combate. Sou eu que não permito que as pernas tremam. Sou eu que me digo "Tu és capaz. Tu serás sempre capaz. Nada obstará ao teu sucesso. Tu vais em frente e vais conseguir obter o resultado desejado. Eu sei, eu sei que tens medo. Quem não tem? É isso que te vai impedir? Não, não é. Fecha os olhos e segue. Até já". Este é o meu procedimento momentos antes da situação que me põe com os nervos em franja. Seja no foro particular, seja no profissional. Seja o que for, na verdade. Como é que cheguei até aqui? Aprendendo a lidar comigo. Aprendendo as bases da minha pessoa. Estudando-me. Levando-me ao limite. Caindo e subsequentemente levantando-me. Se foi um percurso fácil? Longe disso. Se tem vindo a ser mais fácil? Sim, concerteza. Se é tudo preto no branco? Decerto que não. Se estou preparada? Todos os dias tento estar. E é isto que é crescer em nós próprios. Um dia de cada vez. O dia seguinte com mais segurança do que no anterior. Se acredito que ninguém tem o poder de me deitar abaixo? Acredito. Mas até atingir este patamar, fui duro. Extremamente. Agonizante e ainda hoje aprendo a lidar com a mágoa de diversas situações. Mas consegui. E inevitavelmente o ego está lá em cima. Sou uma Mulher confiante, segura de si e muito bem estruturada. Com a loucura na dose certa e de olhos bem abertos. Fui educada (sobretudo pela minha mãe) e preparei-me durante este tempo todo para Vencer. E portanto, aqui estou eu.

3 comentários:

  1. É bom ver que te sentes renovada, e pronta a encarar todos os dias com outro ânimo. E a intensidade do brilho do teu futuro afecta, igualmente, o futuro das pessoas mais importantes da tua vida. De facto, quando tens certezas (não manias) e te rodeias de pessoas que têm a certeza da tua amizade, só pode dar a certeza de que tudo vai correr bem. E é tão bom sentir-te assim... tu, outra vez... mais uma vez.
    Um dia, quando contabilizares as pessoas importantes da tua vida, não te esqueças de contabilizar também quantas mais fizeste felizes, apenas por terem a sorte de te ver feliz.
    Beijo
    A tua R.

    ResponderEliminar
  2. Bem Vinda.=)
    Cátia Carlos

    ResponderEliminar